É fácil educar filhos? Com certeza não temos a fórmula perfeita. O aprendizado se dá através de erros e acertos do cotidiano.
Para muitas pessoas (que nunca tiveram o privilégio de ter filhos) não sabemos educar os nossos. Ensinam-nos como agir diante de situações diversas, como se fossem especialistas na arte de educar filhos.
Sabemos das dificuldades que surgem em cada etapa da vida deles. Precisamos ter sensibilidade, amor, paciência para com estes seres a nós confiados. Muitas vezes não sabemos ou não agimos da melhor forma, mas tentamos acertar.
Às vezes nos equivocamos querendo protegê-los, e não deixamos que eles conheçam a dura realidade que os rodeia.Queremos viver a vida por eles, pois os amamos e queremos evitar que sofram. Esquecemos que já tivemos as oportunidades de viver a nossa, e assim sendo, não podemos viver por eles.
Quando os filhos crescem, continuamos querendo direcionar seus passos.A orientação para o bem é sempre necessária, mas não podemos interferir em suas escolhas: que tipo de profissão devem optar, os amigos com quem devem andar, o marido ou mulher que devem escolher (esta escolha é muito importante para os pais, principalmente para as mães).Quando consultados, podemos emitir nossa opinião sobre suas tomadas de decisão, suas escolhas.
Na escolha do(a) esposo(a) a influência é bem maior. Os pais querem saber da vida do(a) outro(a), a que família pertence, onde trabalha, se tem carro etc. Todos os pais querem o melhor para seus filhos, que nem sempre se afigura como “melhor”.
Felizmente, há aqueles pais que sabem educar seus filhos, há diálogo entre eles, respeito, aceitação pelas suas escolhas. E o mais importante, há confiança, companheirismo.Muitos filhos são o reflexo da educação que receberam.Alguns maravilhosos, outros prepotentes, orgulhosos,e egoístas.
Infelizmente, vemos hoje jovens irresponsáveis, não gostam de estudar, são violentos, acreditam que aproveitar a vida é sair para as baladas, beber até à exaustão e sair dirigindo em alta velocidade para provar que são “machos”.
Repensemos nossas atitudes,nossos comportamentos diante de nossos filhos.Verifiquemos nossa educação na prática.Há tempo, ainda, de revertermos o quadro (caso se apresente como negativo).
http://www.acessepiaui.com.br/reflexao/a-difcil-tarefa-de-educar/302.html-(EM, 01/02/2009, às 09:55:36)Reflexao:Edite Malaquias-acesso em 20/11/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário